O Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística convida a comunidade acadêmica a participar do minicurso intitulado "Uma introdução às geometrias hiperbólicas - Espaços formas.", que será ministrado nos dias 03, 04 e 05 de Setembro de 2024, no turno da manhã, horário de 10:00h às 12:00h, na Sala de Aula do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística, nos altos do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), com o Prof. Dr. Heleno da Silva Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Resumo: O propósito deste minicurso é partir do mínimo e apresentar alguns dos modelos mais usuais de espaços hiperbólicos: personagens, atuações e fatos. Daremos foco especial nos espaços hiperbólicos real e complexo, mas teremos chance de também observar os espaços hiperbólicos quaterniônicos e octoniônicos. O mínimo pedido para poder acompanhar as apresentações será o básico de álgebra linear e análise complexa, mas sempre será apresentado o básico do que for necessário quando o momento assim pedir. Já na parte final também haverá chance de discutir alguns problemas para futuras pesquisas.